Cooperativa de recicláveis faz planos para 2020

Por: Renata Takahashi

Há quatro anos, a Cooperativa Coco & Cia recebeu da prefeitura de Ubatuba a concessão de uso de uma área do transbordo para trabalhar com materiais recicláveis. Este ano, a área concedida foi ampliada, passou de 500 para 2.148 m². Os cooperados comemoraram a publicação do decreto, mas ainda buscam uma série de melhorias.

O único caminhão que a entidade dispõe para realizar a coleta seletiva demanda um gasto de mais de 20 mil reais por ano com diesel, troca de peças e licenciamento, que é pago com ajuda de algumas doações que recebem e da venda dos materiais coletados e triados. O caminhão foi cedido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis à Rede Cata Vale, da qual a Coco e Cia faz parte. Em 2018, a associação afirma ter coletado aproximadamente 250 toneladas de resíduos sólidos.

Em 2020, a fundadora e relações públicas da Coco e Cia, Gilda Godoy, espera conseguir estruturar a entidade para ampliar os trabalhos, aumentar o valor pago aos cooperados, fazer toda a cobertura da área, fazer uma sala ambiental e um escritório. De acordo com ela, é necessário adquirir também uma nova prensa, mais um caminhão, computadores e impressora para as atividades administrativas.

A cooperativa visa obter recursos por meio de um convênio com a prefeitura. Gilda acredita que a taxa ambiental, que futuramente será cobrada de turistas, pode beneficiar a entidade. Ela também tem a expectativa de receber uma emenda parlamentar e poder investir em melhorias.

Mutirão

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, das 9h às 16h, será realizado um mutirão de revitalização do espaço da associação, que fica na rua do Saneamento, no Ipiranguinha. Para apoiar, ser parceiro da cooperativa ou saber mais sobre a coleta seletiva, o WhatsApp da Coco e Cia é (11) 97362-2368.

Separação dos resíduos

Segundo a coordenadora da associação, Simone Godoy, a forma correta de separar os recicláveis é sempre mandar o resíduo higienizado, sem resíduos orgânicos, como restos de comida.

O papel deve ser separado em uma sacola à parte. Vidros quebrados devem ser embalados de forma que as pessoas que recolhem e separam os recicláveis não se machuquem. Isso facilita o trabalho da cooperativa e contribui para melhorar o aproveitamento do material.

Texto: Renata Takahashi / Informar Ubatuba
Foto: Rogério Vilas Boas
Fonte: http://informarubatuba.com.br/cooperativa-reciclagem-ubatuba/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *